Metalização

METALIZAÇÃO A VÁCUO

A Metalização a vácuo é o processo industrial onde é depositada uma fina camada de metal sobre superfícies de plástico, metal, vidro e outros materiais de alta densidade, alcançando a aparência suave e uniforme do cromo, ouro, cobre. Em geral, deposita-se alumínio sobre a peça, para obter acabamento visual decorativo.

O processo

As partes a serem metalizadas são limpas por um processo chamado de descarga iônica e em seguida metalizadas em um único ciclo de trabalho. Após isso, uma proteção especial adicional poderá ainda ser aplicada sobre a camada metalizada conhecida como polimerização. Essa proteção também é feita em conjunto com um segundo processo de ionização.

Primeiramente é aplicado um verniz base, e depois do processo da metalizadora o verniz Top. Tudo isso com objetivo de garantir a proteção e resistência mecânica da peça. Todo o processo é feito luvas para evitar marcas e oxidação, e sempre em ambientes limpos. Por isso, cada ciclo da metalização tem seu custo fixo baixo.

Pode-se colorir superfícies inteiras, como também pode ser usada uma máscara para selecionar a área a ser recoberta. Processo totalmente isento de emissão de efluentes tóxicos, com consumo de energia por área metalizada até 100 vezes menor que nos processos eletroquímicos de deposição. É totalmente livre de emissão de efluentes tóxicos, ecologicamente correto.

Aplicações

Na maioria dos produtos, a metalização a vácuo tem finalidade apenas decorativa. Podemos citar os exemplos abaixo:
  • Acessórios para móveis: pés e puxadores
  • Partes internas de faróis de automóveis, de luminárias e refletores
  • Setor calçadista: estabilizadores e tampões
  • Acessórios para banheiro como porta papel e porta toalha
  • Calotas e pára-choques de brinquedo
  • Bolas e enfeites de natal, tampas de perfumes e cosmético
  • Produtos da construção civil: sifões, torneiras e chuveiros
  • Calotas de automóvel, maçanetas internas e retrovisores
  • Espelhamento de chapas de acrílico ou policarbonato

Nosso compromisso com um processo limpo

A Metal Print utiliza modernos equipamentos na metalização a vácuo com descargas iônicas, que garantem um acabamento final com grande qualidade e durabilidade. Mas sua principal vantagem é não emitir poluentes. Comparada à cromeação tradicional que usa banhos com metais pesados e tem necessidade de tratamento de efluentes, é um processo limpo e de menor custo.

Perguntas frequentes

O objetivo da metalização é conferir aspecto visual (beleza) ou funcional (reflexo). Não se deve pensar neste processo em busca de resistência mecânica da superfície metalizada. Mas isso não significa que a resistência não exista. Na verdade, após a metalização, aplica-se um verniz de proteção, sobre a peça, que dá resistência equivalente à pintura de automóvel.

É comum a comparação de preços de metalização e cromeação mas, isso não é possível. Não existe uma regra nesse sentido. Dependendo da peça a metalização pode ser mais barata ou mais cara que a cromeação. Normalmente quando a metalização for feita em outras cores (dourado, bronze, azul, vermelho, etc), ela será mais barata que a cromeação, invariavelmente.

A metalização pode ser aplicada sobre plásticos e metais. Não há necessidade de que o plástico seja ABS Pode ser PS, PP, ABS, NY, PC, virgem ou reciclados. No caso de reciclados é IMPORTANTE não haver mistura de duas ou mais resinas. As peças injetadas NÃO podem ter gordura. Quando houver necessidade de usar desmoldante no molde, ele deve ser especial, para evitar a oleosidade na superfície do substrato.

O processo também pode ser aplicado em metais como Zamac, Alumínio, Latão, etc. No ferro também é possível mas a superfície deve receber um tratamento anterior para evitar a corrosão de dentro para fora.

É baixo e muito menor do que o da cromeação que usa banhos com metais pesados e necessidade de tratamento de efluentes.

A metalização usa verniz aplicado em cabine de pintura com filtros que retêm o material não aproveitado na peça e a metalização ocorre em câmara totalmente fechada, sendo que o alumínio não depositado na peça fica depositado na própria câmara.

Fechar Menu
Fale conosco whatsapp